amores expresos

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

SYDNEY PRIMEIRA SEMANA

Na verdade, fecharam-se dez dias de residência.

A cidade é uma Londres com sol (ou, como forçam alguns, um Brasil que deu certo). Será difícil arquitetar uma história de atmosfera demasiadamente sombria ou melancólica - claro, sempre há a tentação do contraste -, as pessoas acordam cedo (cedo aqui é algo por volta das cinco e meia da manhã) para fazer seu esporte, inclusive os cafés abrem nesse horário. No mar, já é possível contar algumas poucas dezenas de surfistas, alguns com mais de sessenta anos.

O cenário inspira a facilidade narrativa e o puro contemporâneo, o contemporâneo pelo contemporâneo; especialmente porque Sydney é uma cidade tipicamente ocidental. Um levantamento rápido poderia facilmente ser complementado depois pelo corriqueiro cultural do Brasil (ou de Porto Alegre, onde as famílias mandam seus filhotes para estudar e se divertir nestas plagas).

O dia tem me oferecido mais diversidade e momentos instigantes do que a noite. Lembro do Pellizzari e sua espera pela chuva, porque aqui tem chovido aos montes e com alta intensidade, muitas vezes volto para casa ensopado. Na sexta e no sábado da semana passada fez muito frio, sugestão de Europa e visitas a museus - o que foi muito bizarro. Quando o sol aparece, o bicho pega - tem que passar protetor solar mesmo.

Parece simples estar aqui, anotando uma coisa e outra, tomando um vinho, passeando, conversando amenidades. No fundo, não é.

Tem um jornal que, aos poucos, vem me conquistando, é o Australian, principalmente a edição de final de semana).

A história muda conforme vou conhecendo melhor a cidade. Tenho dúvidas quanto ao narrador - eu estava certo, mas agora não sei.

Pensei em viajar até Darwin, mas o tempo vai passando tão rápido (depois de fechar um mês aqui, passarei alguns dias na Nova Zelândia, à conta de aproximações acadêmicas, e, claro, pretendo usar a experiência de lá tambem).

Por vezes, a melhor coisa a fazer e parar na avenida, pegar o primeiro ônibus que estiver passando e entregar a observação ao acaso.

.